quarta-feira, 18 de maio de 2011

Samu participa de fórum sobre trânsito

 
A situação do trânsito de Montes Claros é tema de uma série de seminários realizados pelo Sest/Senat. Os encontros reúnem representantes de várias instituições públicas como Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Samu, polícias Militar e Civil, Departamento de Estradas de Rodagem, MCTrans, dentre outras, com o objetivo de discutir medidas de segurança no trânsito urbano de Montes Claros e cidades vizinhas, direitos humanos, cidadania e meio ambiente.
Segundo Ronaldo Rousseff, diretor do Sest/Senat Montes Claros, a iniciativa faz parte da programação de educação para o trânsito desenvolvido pela instituição. “Todos os anos, cerca de 40 mil pessoas morrem por acidente de trânsito no país. Nossa proposta é incentivar as pessoas a adotarem postura segura nos espaços públicos de forma que esses índices sejam reduzidos. Para isso, é preciso a união das instituições, especialmente daquelas que cuidam da segurança, para discutir as questões relativas ao trânsito e o que cada instituição pode fazer para ajudar a torná-lo mais seguro”, argumenta.
No primeiro seminário, realizado na manhã da última quarta-feira, Frederico Willer, coordenador de Enfermagem do Samu Macronorte, apresentou os dados dos atendimentos realizados pelo Samu na região, demonstrando o aumento do número de chamados registrados devido à ocorrência de acidentes. De acordo com os dados, somente em Montes Claros, o Samu recebeu 3516 chamados em 2009 e 3633 em 2010 para atender a vítimas de acidente de trânsito. Na região de abrangência do Samu, foram 3960 em 2009 e 7478 em 2010, pelo mesmo motivo.
“Os dados são preocupantes porque representam um impacto social muito grande, especialmente para os mototaxistas que não são amparados pelas leis trabalhistas. Essa é uma discussão que tem que ir além dos dados estatísticos e levar em consideração esse impacto social e sobre o sistema público, que é quem arca com os cursos de internação hospitalar e aposentadoria em caso de comprometimento da capacidade de trabalhar”, analisa Willer.
O chefe da Delegacia da PRF em Montes Claros, inspetor Antônio Marcos, observou que atualmente acontece uma inversão de valores e muitos motoristas usam a carteira de habilitação como uma arma. “É uma situação muito pior do que qualquer epidemia”, avalia.
AUMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS
O delegado de trânsito, Walter Suzart Rodrigues, ressaltou que em Montes Claros a frota de veículos cresce vertiginosamente. Segundo Suzart, no ano passado foram emplacados 3.768 veículos e neste ano o número já ultrapassou os 4.000, sendo 60% motocicletas. ”Todos esses veículos estão nas ruas e o trânsito se tornou um sério problema. Suzart observa que é preciso realizar campanhas educativas e pesquisas de opinião, inserir a educação para o trânsito no currículo escolar, fiscalizar o trânsito nos bairros, manter agentes na porta das escolas entre outras medidas que ajudem a melhorar as condições para o trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário