sexta-feira, 20 de maio de 2011

Hoje, dia 20 de maio, celebra-se o aniversário da calça jeans.

A peça preferida de grande parte da população faz 138 anos.
 
A data foi escolhida porque foi o dia em que foi liberada a patente da calça. Muita coisa aconteceu antes de seu modelo preferido chegar ao armário.
A história da calça jeans começa há cerca de um século, quando o imigrante alemão Levi Strauss e Jacob Davis, decidiram criar uma roupa resistente para os trabalhadores das minas americanas a partir da lona de era usada na cobertura de barracas. No auge da corrida do ouro, o que os homens menos queriam era uma calça que não estragasse com facilidade e tivesse grande durabilidade. Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com o tecido e disponib
ilizou-as aos mineradores. Jacobs sugeriu que as costuras das calças fossem reforçadas com rebites. O sucesso foi estrondoso e os dois patentearam a novidade. No dia 20 de maio de 1873 foi concedido o United States Patent no. 139121, a patente da calça que, sem nenhuma modéstia, mudaria o mundo da moda.  
Em 1890 a Levi's lançou seu modelo mais famoso e, ainda hoje, atual: a calça 501. Os trabalhadores adotaram os jeans para o uniforme de trabalho mas foi só no século XX que ele passou a ser mais popular. Foi na década de 1940 que as calças de brim índigo blue passaram a ser chamadas de jeans. Foram os jovens da época que ajudaram a disseminar a moda, de carona na rebeldia de James Dean e Marlon Brando, passando longe da "caretice" da época. Logo, logo, o jeans virou uniforme. Boca de sino na década de 1970, baggy na década de 1980,ele continua se reinventando, mais atual do que nunca. O antigo modelo 501, da Levi's, ainda é vendido e foi ele que inspirou o estilista Calvin Klein a criar sua marca.   Shields era sua garota-propaganda e declarava que entre ela e seu jeans não havia mais nada. Sensual, provocante e moderno. 
Enquanto lá fora a produção era de marcas como Lee, Wrangler e a pioneira Levi's, no Brasil a São Paulo Alpargatas trouxe as calças de brim. Hoje, o jeans é sinônimo de modernidade e praticidade, curinga no guarda-roupas, também tem seu espaço no mercado de luxo. Jeans vai bem com tudo e cabe em todos os tipos de orçamento.
Comemoramos o aniversário com novo modelo - calça biquini 
 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário