quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ministério Público Federal abre inquérito para investigar carga radioativa em Caetité


*CDB
O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi (BA) instaurou nesta quinta-feira (19), inquérito civil público a fim de apurar supostas irregularidades na recepção, transporte e comercialização de carga radioativa nos municípios de Caetité e Guanambi por parte das Industrias Nucleares Brasileiras (INB). Na última segunda-feira (16), quando se teve notícia do problema, o procurador da República Cláudio Gusmão encaminhou um ofício à INB, requisitando informações sobre o material radioativo.
Em denúncia ao MPF, a Promotoria de Justiça da Comarca de Caetité (BA) e entidades da sociedade civil organizada noticiaram a preocupação com a natureza da carga de nove contêineres, que encontra-se retida no município de Guanambi, devido a protestos dos moradores e representantes de ONGs locais, sob a suspeita de tratar-se de lixo radioativo.
O MPF deve solicitar, ainda hoje, informações detalhadas e atualizadas acerca da retenção da carga ao 17° Batalhão de Polícia Militar, em Guanambi, onde o material está retido. O órgão vem participando de todas as audiências e reuniões realizadas desde então a fim de pôr fim ao impasse. Um servidor foi designado para participar da reunião realizada no dia 17, na sede da Prefeitura de Caetité, e da inspeção promovida ontem, 18, com o objetivo de tratar do assunto.
Entenda o caso
Uma mobilização com cerca de 2 mil pessoas impediu a chegada de uma carga, que segundo manifestantes era radioativa, na cidade de Caetité. A população aguardou a chegada do material entre as 17h de domingo(15) e as 2h da madrugada da última segunda-feira (16).
Os manifestantes impediram que nove carretas que transportavam o material de São Paulo para a unidade do município fossem entregues. De acordo com a INB, as carretas transportam concentrado de urânio, de propriedade da Marinha brasileira, com objetivo de criar um novo reservatório e retomar a capacidade de produção máxima. Os veículos continuam estacionados no pátio do posto da Polícia Militar de Guanambi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário