segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Câmara de vereadores de Catuti cria CPI para investigar morte de remanescentes de quilombo.

Duda, presidente da CPI.
A Câmara Municipal de Catuti aprovou na reunião de sexta feira (16), por unanimidade dos vereadores presentes, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que ira apurar a circunstancia da morte dos oito remanescentes de quilombo, pertencentes ao quilombo Gurutuba, e do motorista da prefeitura mortos em acidente com Van Escolar da municipalidade. A petição foi apresentada pelos edis Jose Barbosa Neto (Duda), Jose Aparecido Alves e Alessandra Kelly Leão Alves, ficando Duda como presidente, Zé Aparecido como relator e Sandra como membro. O vereador Edivaldo Antunes Lopes foi o único ausente dessa reunião.
O acidente ocorreu por volta das 14h30 na tarde de sábado, dia 20 de agosto na altura do km 167 da rodovia MGC122, um trecho em linha reta próximo ao posto Caititu. O veiculo, uma van de transporte escolar com placa da prefeitura de Catuti tinha capacidade para transportar 16 pessoas, mas tinham 20 na hora do acidente.
Os passageiros,pessoas da comunidade de Maravilha e Malhada Grande, povoados quilombolas do município de Catuti,se encaminhavam para Montes Claros onde o grupo de quilombolas fariam apresentação nas festas de agosto.
Testemunhas contaram que uma das rodas da van se soltou, fazendo com que o motorista perdesse o controle da direção do veículo, capotasse diversas vezes e parou após bater contra uma árvore às margens da estrada,deixando nove mortos, entre eles o motorista, e onze feridos. O Corpo de Bombeiros encontrou um pneu estourado no local do acidente.
A comissão protocolou oficio solicitando da prefeitura alguns documentos, entre eles a ficha funcional do motorista, que deveria estar de férias no dia da tragédia, documentos do veiculo e ficha de manutenção do mesmo.
Anterior a proposição e aprovação da comissão de inquérito a câmara tinha, em requerimento, solicitado comparecimento para esclarecimentos do secretario de transportes, Edson Soares Lopes, e da primeira dama do município, Elcimeire Mendes Santos, que responde pela secretaria de educação e pelos serviços sociais.A data da audiência, uma reunião extraordinária no dia 4 de outubro, servira para ambos serem ouvidos pelos membros da CPI.
O presidente da comissão ira até a sede da policia civil, em Janaúba, requerer o laudo pericial do acidente.
A comissão pretende propor parceria com a promotoria estadual para melhor encaminhar os trabalhos e espera ouvir os sobreviventes da tragédia e, ao final da CPI, chegar a conclusão da causa do acidente e solicitar punição aos culpados, se houver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário