quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Reformulação ferroviária aumenta eficiência em MG

21/09/2011 - Valor Econômico
A soja transportada pelo Terminal Intermodal de Pirapora, no Norte de Minas, atingiu 520 mil toneladas do grão, de janeiro a agosto deste ano. O volume é quase o mesmo transportado pelo terminal durante todo o ano passado.
A produção da região na safra 2010/2011, no caso do milho, foi de 1,1 milhão de toneladas, volume equivalente a 17% da produção mineira do grão. Já a soja alcançou, no Noroeste, uma safra de 1 milhão de toneladas, cerca de 37% da produção estadual.
De acordo com o analista de mercado da Vale, William de Almeida, a maior eficiência é resultado de uma pera ferroviária – trecho de linha com formato semelhante ao da fruta, também conhecido como reverse loop – que praticamente elimina a necessidade de manobras para embarque de carga no pátio.  Essa nova estrutura possibilitou a redução do tempo de permanência dos vagões vazios no pátio de mais de 30 horas para menos de 6 horas. Com investimento de aproximadamente R$ 9 milhões, a pera ferroviária tem 3,4 km de extensão, e está em operação desde junho deste ano.
Em 2010, por intermédio do corredor logístico, Minas embarcou 521 mil toneladas de soja e 122 mil toneladas de milho para o mercado externo. Neste ano, deve ser escoado, a partir do Terminal de Pirapora, o volume recorde de aproximadamente 750 mil toneladas de grãos.
Na semana passada, segundo a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), foi assinada a renovação do termo de cooperação para o Pró-Noroeste, com a liberação, pelo Banco do Brasil, de R$ 300 milhões em crédito para produtores da região, 50% a mais do que o ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário