terça-feira, 13 de setembro de 2011

Criança morre depois de esperar 3 dias por leito

Em frente a Santa Casa familiares lamentam morte
Menino que foi diagnosticado com catapora precisava ficar isolado, mas o garoto passou a ser tratado em casa
Uma criança de 11 anos morreu de catapora depois de esperar três dias por uma vaga de leito em hospitais do Norte de Minas Gerais. Diagnosticado com a doença na cidade de Manga, Jomarcs Taniel Carvalho Santos foi transferido para Montes Claros para tentar o tratamento. A vaga surgiu somente na madrugada desta segunda-feira (12). Porém, o estado de saúde da criança era bastante delicado e ele morreu poucas horas depois de ser internado.
A via-sacra dos pais de Jomarcs, João Rodrigues dos Santos e Marilúcia de Andrade Carvalho Santos, começou na última quinta-feira (8) com o diagnóstico de catapora do paciente. Como precisava ficar isolado, para evitar a propagação da doença, o garoto passou a ser tratado em casa. Já no sábado, com o agravamento do quadro clínico, a médica Maria Valéria Coutinho encaminhou o paciente para o Hospital de Manga.
Na unidade de saúde e queixando-se de dores abdominais, exames mostraram que, além da catapora, Jomarcs apresentava apendicite. Sem estrutura para cuidar do paciente, ele foi levado para Montes Claros pelos próprios pais. O casal procurou leito em pelo menos quatro hospitais da cidade, sem sucesso.
Desesperados, João Rodrigues e Marilúcia decidiram pagar uma consulta na Santa Casa, que constatou a gravidade do caso. Somente depois que o deputado Paulo Guedes (PT) acionou a diretoria do hospital é que surgiu um leito às 2h23. Jomarcs morreu às 9h14.
A secretária municipal de Saúde de Manga, Luciene de Almeida Souza, afirmou que o agravamento do quadro de saúde da criança levou o Hospital de Manga a requerer um leito. Mas como não surgiu a vaga no sistema, o pai da criança decidiu retirá-la da unidade e buscar a internação por contra própria. O paciente deu entrada às 14 horas de sábado e saiu às 10h47 do dia seguinte.
Apesar de Jomarcs estar com catapora, o laudo expedido informava apendicite. Por meio da assessoria, a Central de Regulação de Leitos explicou que o pedido de vaga para a criança foi apresentado por volta das 18 horas de sábado. A partir daí, todos os hospitais da região foram acionadas.
O pai de Jomarcs disse que não vai entrar na Justiça para esclarecer o caso.
Girleno Alencar - Do Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário