quinta-feira, 6 de outubro de 2011

NUCLEO DO CAVALO TEM NOVO PRESIDENTE


Vai ser empossado, nesta sexta-feira (07), às 20h, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, o novo Presidente do Núcleo do Cavalo Mangalarga Marchador do Norte de Minas, cargo que era ocupado por Carlos Alberto Maia.
Rossine Miranda Viana, criador apaixonado por eqüinos, a partir de agora vai presidir a entidade até 2013, que tem como finalidade organizar eventos ligados à raça. “O Núcleo existe há dez anos. É com muita responsabilidade que assumo este importante cargo. A instituição é um braço da Associação Brasileira de Mangalarga Marchador e, posso dizer filha da Sociedade Rural de Montes Claros” –, finaliza.
Ainda na solenidade, vai ser apresentada a prestação anual de contas do Núcleo, que desenvolve trabalhos como a Exposição Especializada; Inter Fazendas, que são visitas aos haras de várias regiões do País; copas de marchas; leilões; cursos profissionalizantes; e cavalgadas. “Eu nasci e cresci em meio aos cavalos. O gosto pelo animal está no sangue. Uma paixão que vem desde criança. Cavalo é contagiante e há 35 anos integro ao Núcleo.”, fala Rossine.
O Norte de Minas é responsável por 30% da criação do Mangalarga Marchador no Estado. O animal é de fácil adaptação. Exemplo disso foi o Projeto Brasil 14 mil realizado por três cavaleiros com mais de 60 anos, que cavalgaram do Oiapoque ao Chuí e os animais resistiram bravamente. Eles percorrem 17 mil quilômetros em dois anos.
O Mangalarga Marchador é tipicamente brasileiro e surgiu no Sul de Minas no começo do século XVII. “Registros históricos contam que foi a partir do cruzamento de raças doadas pela Corte Real que deram origem a estes animais de porte elegante, beleza, temperamento dócil”-, fala Rossine.
Rossine afirma que ainda este ano vão ser realizados cursos profissionalizantes de mão-de-obra para eqüinos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação Brasileira de Criadores do Mangalarga Marchador. O Núcleo viabilizou a implantação da Equoterapia, projeto promovido junto com a Sociedade Rural e Vitally.
Outro projeto neste ano, fruto de parceria entre a entidade e a Rural, é o treinamento de animais para disputas nacionais. Há uma equipe de profissionais capacitados que elaboram atividades para cada bicho, de acordo com a necessidade do dono do cavalo. “Para fechar o ano com chave de ouro, vamos promover, em dezembro, leilão da raça com animais dos mais altos níveis. Para 2012, vamos mudar o formato da Exposição Especializada. O evento vai ser em abril, e está previsto rodeio e apresentações artísticas. Estima-se que cerca de 200 animais devem ser inscritos” -, conclui.
Andréa Fróes

Nenhum comentário:

Postar um comentário