segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ministério Público itinerante chega ao Norte de Minas.

O projeto Ministério Público Itinerante, lançado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG) segue para os municípios de Espinosa , Monte Azul , Jaíba e Manga.
O Ministério Público Itinerante é um projeto que percorre o Estado para divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover uma aproximação com os cidadãos. Segundo o ouvidor do Ministério Público, procurador de Justiça Mauro Flávio Ferreira Brandão, o projeto surgiu da constatação da necessidade da presença institucional.
A proposta da Ouvidoria do MPMG, órgão mentor do projeto, é manter o promotor de Justiça próximo à população, realizando atendimento aos cidadãos e palestras em escolas e espaços públicos. Estaremos junto à população, que muitas vezes tem uma visão distorcida do real sentido do Ministério Público, o que a afasta da Instituição. "no ano passado a opção foi mostrar o projeto e o Ministério Público, por isso optamos por passar por grandes centros regionais e por cidades menores no curso desse roteiro. Esse ano a intenção é atingir os municípios onde há uma carência da presença institucional”, explica Mauro Flávio.

Primeira edição
Em 2010, a caravana do Ministério Público Itinerante visitou 36 cidades de todas as regiões de Minas Gerais, percorrendo cerca de 7 mil quilômetros. Em sua primeira edição, o projeto atingiu aproximadamente 47 mil cidadãos, entre estudantes que assistiram às palestras e pessoas que receberam atendimento da Ouvidoria do Ministério Público, do Procon Estadual, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Saúde (CAO Saúde) e de integrantes do Ministério Público dos locais ou de Belo Horizonte. Para 2011 a meta é percorrer 100 municípios.
As ações do projeto ocorrerão nos locais supra citados das 09h00 às 17h00. Serão oferecidos diversos serviços à população, entre eles orientação jurídica ou indicação de outros órgãos públicos competentes com a finalidade de buscar soluções mais ágeis para resolver conflitos e ações de cidadania.

Saiba os locais de atendimento nessa semana:
Espinosa
Data: 03 e 04 de maio
Horário: 09:00 às 17:00
Local: Praça Coronel Heitor Antunes nº132 – Centro
Monte Azul
Data: 05 de maio
Horário: 09:00 às 17:00
Local: Praça Francisco Teles de Menezes (Praça do Pernambuco)
Manga
Data:06 de maio
Horário: 09:00 às 17:00
Jaíba
Data:10 e 11 de maio
Horário: 09:00 às 17:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário