quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Francisco Sá tem maior obra de abastecimento do estado

Já estão sendo concluídas as obras de captação, tratamento e distribuição de água para o Povoado de São Geraldo e pequenas comunidades rurais no município de Francisco Sá.  A água, de excelente qualidade, foi captada no Rio Gorutuba e transportada por cerca de 35 quilômetros, com um custo em torno de 2 milhões de Reais. De acordo com o secretário Municipal de Planejamento, Carlos Henrique Alves, trata-se da maior obra de abastecimento em Minas Gerais dentro do Programa “Minas Sem Fome. “Recebemos, através de convênio com o Programa ‘Minas Sem Fome’, os canos e equipamentos necessários para o empreendimento, ou seja, mais de trinta mil metros de canos e aparelhos para filtragem e tratamento da água. O restante, a realização da obra foi tocada pela Administração Municipal, com um custo em torno de 1 milhão de Reais, numa louvável iniciativa do prefeito José Mário em resolver um problema sério de abastecimento que afetava centenas de família e se arrastava por décadas”, afirma.
O Povoado de São Geraldo possui um açude para abastecimento, porém suas águas são barrentas, impróprias para consumo humano. Tentou-se resolver o problema com água de poço artesiano, mas estas se mostraram salobras e calcárias. “Agora os moradores disporão de água doce e tratada”, assegura Carlos Henrique.
A captação da água, conforme explica o secretário, é feita em uma pequena cachoeira do Rio Gorutuba. Percorre uns 20 metros por gravidade até um reservatório, onde recebe filtragem e tratamento e é então bombeada por cerca de quatro quilômetros até uma primeira caixa de 100 mil litros. Daí segue por gravidade para uma segunda, terceira e quarta caixas ao longo de quase 30 quilômetros até o povoado. Estas caixas no caminho, segundo Carlos Henrique servem para atenuar a velocidade da água, pois da primeira caixa até o destino final há um declive bem acentuado. “Se fosse em queda livre, sem as caixas para amenizar a velocidade, os canos não agüentariam a pressão”, explica o secretário.
Serão beneficiadas cerca de 300 famílias, do Povoado e comunidades vizinhas.
(Vicente Alberto – Foto:  Vanusa Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário