terça-feira, 4 de outubro de 2011

Limpeza e peixamento marcam 510 anos de descobrimento do Rio São Francisco

Para marcar os 510 anos do descobrimento do Rio São Francisco, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza, em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e a Cemig, na próxima quarta-feira, 05 de outubro, na comunidade do Travessão, zona rural de São Francisco, uma limpeza simbólica do Rio, seguida de peixamento. As atividades irão mobilizar as comunidades ribeirinhas, pescadores, vazanteiros, pequenos produtores rurais, entidades educacionais, incluindo também os moradores da região urbana.
O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para a importância da recuperação do Rio São Francisco e revitalização de sua Bacia Hidrográfica por meio de ações de educação ambiental. Irá envolver os municípios de São Francisco, Pedras de Maria da Cruz, São Romão, Ibiaí, Itacarambi, Januária, Juvenília, Patis, Manga e Miravânia.
Os pescadores sairão de seus municípios por volta das 6h da manhã e farão o recolhimento do lixo durante o trajeto de suas embarcações. O encontro na comunidade do Travessão acontecerá às 11h, quando os garis do município de São Francisco recolherão o lixo. Logo em seguida haverá a soltura de peixes. Durante todo o dia haverá apresentações de artistas locais e estandes da Policia Militar de Minas Gerais, Emater, Copasa, Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), IEF (Instituto Estadual de Florestas), Supram Norte de Minas, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Codevasf, Comitês de Bacias Hidrográficas, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec MG, Sociedade Rural de Montes Claros, Coord. das Promotorias da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, ONG Grufinch e dos municípios participantes.  
“A realização desta expedição constituirá um marco de iniciativa na revitalização do Rio São Francisco, de mudança de paradigma. A visão predominante deixará de ser a de apenas usufruir de todos os benefícios que o Rio oferece e passará a ser de cuidarmos do Rio para que ele continue a cuidar de nós”, avalia o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães. 
PROGRAMAÇÃO
09h30 – Café de Boa Vindas
-Apresentação do músico Wendel (São Francisco)
-Apresentação da Escola de Agricultura Familiar (São Francisco)
-Apresentação das Lavadeiras de Maria da Cruz (Pedras de Maria da Cruz)
-Visita aos estandes dos apoiadores
11h – Encontro das embarcações no Travessão: Recolhimento do lixo pelos Garis do Município de São Francisco;
11h30 – Peixamento simbólico na prainha: Será feito pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente, Presidente da Amams e autoridades presentes.  
12h – Abertura da solenidade:
-Hino Nacional Brasileiro
-Leitura do Poema sobre o Rio São Francisco;
-Fala de autoridades
-Apresentação artística da Escola Municipal de Educação Especial Dona Ditinha - Entrega da premiação do Concurso de Redação realizado no município de São Francisco
-Entrega do diploma à pessoa física que tenha prestado relevantes trabalhos em prol do meio ambiente nos municípios participantes do projeto. O diploma será entregue pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente e pelo Prefeito(a) do Município que fez a indicação. Serão 12 agraciados.
-Encerramento da solenidade com o pronunciamento do Secretário de Estado de Meio Ambiente;
13h30 / 14h – Almoço com apresentação artística dos pescadores de Januária e Pedras de Maria da Cruz;
15h30 / 16h - Encerramento do evento / volta das embarcações para o município de origem.
Luciana Gontijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário